Museus

Museu do Milênio

Visitação

  • A taxa de entrada é R$ 10.

  • Aberto nos dias de semana (exceto às quartas-feiras) das 9h às 11h30 / 14h às 17h.

  • Finais de semana e feriados com agendamento prévio no telefone.

* Em caso de feriado entre em contato com o empreendimento.

História

Criado com o intuito de resgatar e preservar a memória e história do imigrante ucraniano, foi inaugurado em 1989 com a exposição temporária “Os ucranianos em Prudentópolis”, mostrando a arte sacra, artesanato, folclore, educação e instituições. O seu acervo é composto por objetos de uso tradicionais, artesanato típico, documentos, fotografias e livros relacionados ao povo ucraniano. No Museu também é possível obter maiores informações e acesso à algumas Igrejas do centro da cidade.

início da construção do complexo arquitetônico se deu no ano de 1985 até 1989. Inaugurado como Museu do Milênio, por ocasião do centenário da imigração ucraniana a Prudentópolis, no dia 11 de agosto de 1995, com a exposição temporária “Os ucranianos em Prudentópolis”, mostrando a arte sacra, artesanato, folclore, educação e instituições.

Tem o objetivo de resgatar e preservar a memória e história do imigrante ucraniano. O seu acervo é composto por objetos de uso tradicional, artesanato típico, documentos, fotografias e livros relacionados ao povo ucraniano.

Museu Servas Maria Imaculada

Visitação

  • Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 / 13h às 16h30.

  • Sábado das 8h30 às 11h30.

  • Domingos e feriados apenas com agendamento prévio pelo WhatsApp, clicando no ícone acima.

  • Taxa de entrada R$15

* Em caso de feriado entre em contato com o empreendimento.

História

O Museu Servas Maria Imaculada foi fundado em 2010, em Prudentópolis-PR, em comemoração ao centenário da Congregação no Brasil, mas a abertura para visitação do público só ocorreu em 2014.

Através de seu acervo, mostra a trajetória da Congregação desde a chegada das primeiras irmãs ao Brasil até os dias atuais.

Pertencente à Província do Brasil São Miguel Arcanjo. O local conta a história da chegada das Irmãs vindas da Ucrânia para o Brasil e retrata suas principais atividades que até os dias atuais são: educação, o cuidado com os enfermos e o zelo com a Casa do Senhor.

Museu São Valdomiro

Visitação

  • Apenas com agendamento prévio pelo WhatsApp.

  • Possui um acervo sobre a história da comunidade de Barra Bonita.

* Em caso de feriado entre em contato com o empreendimento.

Casa da Memória a Irmã Anatólia Tecla Bodnar

Visitação

  • Segunda a sexta-feira: 08:30 às 11:30 e 13h às 17h.

  • Sábados, domingos e feriados com agendamento prévio.

* Em caso de feriado entre em contato com o empreendimento.

História

A Imaculada Mãe de Deus foi seu modelo guia e proteção. De saúde frágil nos dois últimos anos de sua vida ficou presa ao leito por motivos de uma gangrena incurável. Sofria dores atrozes, mas conformada, oferecia-as pelos outros, principalmente pelos sacerdotes. Faleceu no dia 16 de fevereiro de 1956. Foi sepultada no cemitério da Paróquia São Josafat, em Prudentópolis – PR.

E são numerosas as graças recebidas por todos aqueles que confiam na sua intercessão em todas as necessidades da vida. Para homenagear seu exemplo de vida religiosa, fundou-se a Casa da Memória Serva de Deus Irmã Anatólia Tecla Bodnar, SMI que busca oferecer acolhida, escuta e oração, resgatando os valores deixados pela Serva de Deus Irmã Anatólia Tecla Bodnar.

Grupos folclóricos

Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka

Visitação

  • Apresentações mediante agendamento.

Video: youtube.com/Fernando Demenech

História

O Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka foi fundado em 1° de agosto de 1958, pelo Pe. Efraim Krevey (in memoriam) e sob a coordenação das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus Nádia Shulan e Ana Hotz. Sendo assim, o Grupo VesseIka praticamente já existia durante a imigração, desde quando vieram as primeiras famílias ucranianas a Prudentópolis, mas não tão difundido e popular como hoje.Vesselka significa Arco Íris, que simboliza o selo da Aliança do Criador com suas criaturas. Ele é o símbolo do amor e da fidelidade. O Grupo o escolheu como lema, pois seus integrantes visam preservar o amor a Deus e a fidelidade as tradições que caracterizam a alma ucraniana. Caracteriza-se por ser um grupo de danças folclóricas, baseadas na história da imigração em Prudentópolis e nos costumes ucranianos.

Irmandade dos Cossacos

Visitação

  • Você pode ver uma apresentação ou vigília da Irmandade dos Cossacos de Prudentópolis às vésperas da Páscoa.


Video: youtube.com/Douglas Giovani Oechsler

História

Guerreiros extraordinários e temidos, os Cossacos lutaram para fazer jus à palavra Kozak, origem de seu nome, que em turco significa aventureiro ou homem livre. Os Cossacos, eram um povo nativo das estepes das regiões do sudeste da Europa (principalmente da Ucrânia e do sul da Rússia). Os Cossacos são muito famosos pela sua coragem, bravura, força e capacidades militares (especialmente na cavalaria), e também pela capacidade de autosufiência.

A Irmandade dos Cossacos em Prudentópolis

Composta por dezenas de seguidores aos costumes e tradições do povo ucraniano. Todo integrante que ingressou na Irmandade dos Cossacos tem como juramento de lealdade em primeiro lugar a obrigação de estar em Prudentópolis na Sexta-feira Santa e no sábado para participar da vigia do Santo Sudário na Igreja Matriz São Josafat.

Casa da Cultura

Casa da Cultura

História

A Casa da Cultura foi construída em 2008 e reformada em 2016. A partir da reforma foram adequados espaços que possibilitam o funcionamento de vários cursos, como dança, teatro, música, informática, canto, línguas e outros. Além disso, foi organizado um histórico fotográfico do município, um espaço para leitura e exposições para os artistas locais.

Prédios históricos

Colégio São José

História

Imponente arquitetura em estilo eclético. Fundado em 1935 pelos Padres Basilianos, funciona como estabelecimento de ensino particular de regime interno pertencente a uma instituição religiosa do Rito Católico Oriental Ucraniano.

Tipogafia Prudentópolis

Visitação

  • Somente com agendamento (42) 3446-1396

História

Prédio em estilo moderno, construído em 1952 e ampliado em 1980. Abriga parte dos equipamentos utilizados no sistema de tipografia (“letra por letra”) com tipos importados da Europa que serviram para produzir, a partir de 1912, o jornal “Prácia” (“O trabalho”), primeiro em língua ucraniana, com o objetivo de elevar o nível cultural e informar sobre os acontecimentos internacionais, dos brasileiros e ucranianos. Considerado atualmente o jornal mais antigo do país ainda em circulação.