Prudentópolis é um destino turístico imperdível para quem busca natureza, cultura e religiosidade. Localizado na mesorregião Sudeste do Paraná, a 207 km da capital Curitiba, o município é conhecido como a “Terra das Cachoeiras Gigantes” e “Capital da Oração do Estado do Paraná”. Suas riquezas culturais e belezas naturais encantam turistas do mundo todo.
Prudentópolis foi colonizada no final do século XIX por imigrantes europeus, na sua maioria por ucranianos e poloneses. É notável que as ligações culturais, principalmente da etnia ucraniana se mantenha até os dias atuais. Prova disso são as inumeras Igrejas Greco-Católicas Ucranianas distribuídas por todo o município. Grande parte da população ainda reside no campo.
Paulista, Firmo Mendes de Queiroz chegou ao Paraná ainda jovem, fixando-se em Guarapuava e, no ano de 1883, em São João do Rio Claro (Prudentópolis), com a esposa Emília e os filhos. Espírito bandeirante, começou a desbravar o local, abrindo casa de comércio à margem da rústica estrada que demandava à Serra da Esperança e ao Oeste. Hospitaleiro, manteve relações de amizade com o Barão de Capanema, que construía a linha telegráfica, o que o fez mudar o nome de sua sesmaria para São João do Capanema. Disponível e idealista, vislumbrou a construção de uma cidade nas terras que eram suas, doando-as para esse fim, após construir uma capela dedicada a São João Batista. Estas terras são hoje a cidade de Prudentópolis.
Nasceu em Joinville, SC, e estabeleceu-se na Vila de São João do Capanema (Prudentópolis) como comerciante. Filho de Jeronymo Durski, professor emérito no Paraná, formado no Seminário Real Católico do Reino da Prússia, era pessoa culta e benquista pela comunidade. Hábil intérprete, dominava pelo menos quatro idiomas: Português, Polonês, Ucraniano e Alemão. Amigo da ciência e do progresso, foi o nome escolhido para exercer o mandato de primeiro prefeito do município em 1906, reeleito em 1912. Em sua gestão, preocupou-se em realizar importantes obras, como a instalação da primeira usina hidrelétrica e a urbanização da nascente cidade. Faleceu em Prudentópolis e seus restos mortais repousam no cemitério municipal. O monumento foi idealizado pela Prefeitura Municipal de Prudentópolis, inaugurado no dia 05 de agosto de 2022, na Praça Coronel José Durski, e foi criado pelo artista plástico Elvo Benito Damo.
Homenagem aos Ex-Combatentes Prudentopolitanos da FEB – Força Expedicionária Brasileira, que lutaram na II Guerra Mundial iniciada em 1944 na Itália.
O monumento foi idealizado pela Prefeitura Municipal de Prudentópolis, inaugurado no dia 05 de agosto de 2022 e foi criado pelo artista plástico Elvo Benito Damo.