Atrativos Naturais

MONUMENTO NATURAL SALTO SÃO JOÃO

Localização: Linha Antonio Olinto, Zona Rural


Distância: 22 km sendo 7 km pavimentação asfáltica e 15 km por estrada de calçamento.


Equipamentos e serviços: centro de visitantes com recepção, anfiteatro, banheiros, espaço de venda de produtos alimentícios e peças de artesanato local, além das trilhas que levam aos mirantes 1 e 2, de onde é possível contemplar o salto que dá nome ao parque.

O Monumento Natural Salto São João foi criado através do Decreto 9.108 de 23 de Dezembro de 2010. O Monumento Natural é uma Unidade de Conservação de proteção integral que tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.  É administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em parceria com a Prefeitura Municipal de Prudentópolis. Está localizado numa área natural de grande beleza, onde é possível vislumbrar o Cânion do Rio São João.
A Unidade de Conservação compreende uma área de 33,88 hectares, em meio a um remanescente de Mata de Araucárias, e abriga o Salto São João, uma imponente queda d’água de 85 metros de altura.

Visitação: Permitida visitação aos mirantes  1 (que possui acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida) e  mirante 2, através de uma trilha de 1141 metros.

visitação de grupos deverá ser agendada previamente através do e-mail: infotur@prudentopolis.com.br assunto: Agendamento visita de grupo ao Monumento, contendo data, horário e número de visitantes, ou pelo telefone (42) 3908-1105. 
Após o recebimento do pedido, será confirmado o agendamento e enviado o formulário de cadastro de visitantes, que deverá ser entregue impresso no dia da visita. 
Prazo para agendamento: Grupos de até 15 pessoas: 2 (dois) dias úteis anterior a visita Grupos maiores: 5 (cinco) dias úteis anterior a visita
Horário de atendimento: 
Quarta a segunda-feira: das 09h às 16h
Terça-feira: fechado para manutenção
Quarta-feira: agendamento para escolas e universidades

  • SALTO SÃO FRANCISCO

Considerado o salto mais alto da região Sul do país, possui aproximadamente 196 metros de queda livre. O Salto São Francisco impressiona a todos não apenas pela altura e o volume de água, mas toda a composição da paisagem apresentando grandes paredões que formam o cânion ao longo do leito do rio, bem como a floresta nativa preservada e a vista da Serra da Esperança. O Salto São Francisco está localizado em uma tríplice divisa dos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.
Distância: 50 km sendo 14 km pavimentação asfáltica e 36 km por estrada com cascalho e terra.
Acesso: Pode ser acessado pelos 3 municípios limítrofes (Guarapuava, Prudentópolis e Turvo). A estrada de acesso via Prudentópolis possui um trecho crítico (Serra da Esperança) com aproximadamente 15 km, não recomendado para veículos baixos.
Localização: Zona Rural, São Francisco. Localizado na tríplice divisa dos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.
Equipamentos e Serviços: No local foi criado o “Parque Municipal São Francisco da Esperança” administrado pelo município de Guarapuava. No Parque há estacionamento, segurança, lanchonete, banheiros, trilhas delimitadas, mirantes e playground.
Visitação: Permitida, sem cobrança de taxa.

  • SALTO SÃO SEBASTIÃO E SALTO MLOT

O Saltos São Sebastião e Salto Mlot são localizados um em frente ao outro, formando uma paisagem de beleza ímpar.O Salto São Sebastião possui 126 metros, com pouco volume de água, é o local mais procurado para a prática de rapel e propício à prática de canyoning. Na cabeceira do salto, de um mirante natural, é possível visualizar o Salto Mlot, com 110 metros de altura e pouco volume de água. Chega-se à cabeça do salto por uma trilha de nível médio. O acesso à base é também é possível, porém, mais difícil e perigoso. Por trilha, com cerca de 300 m, ainda é possível acessar uma gruta natural e diversas cachoeiras menores.
Localização: Zona Rural, São Sebastião.
Distância: 29 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 15 km por estrada com cascalho.Equipamentos e Serviços: Em estruturação pelos proprietários.
Visitação: É permitida a visitação mediante pagamento de taxa.
Contato: (42) 99930-2175

  • SALTO SETE

Uma das mais recentes cachoeiras descobertas e exploradas turisticamente em Prudentópolis, localizada no Cânion do Rio dos Patos e formada por um pequeno rio afluente. Com uma queda de pouco volume de água e o acesso à sua cabeceira é feito por uma trilha de aproximadamente 500 metros. A pousada está localizada em uma área particular de 400.000 m² de mata bem preservada, em torno do Salto Sete e bem no início da Rota das Cachoeiras de Prudentópolis, que leva até várias das mais impressionantes cachoeiras da região.
Localização: Zona Rural, Nova Galícia
Distância: 16 km sendo 4 km pavimentação asfáltica e 12 km por estrada com cascalho
Site: www.saltosete.com.br

Contato: (42) 99840-7777

  • CANION DO RIO BARRA BONITA

Localizado no vale do Rio Barra Bonita, em propriedade particular, é um dos atrativos naturais mais visitados atualmente devido às suas características peculiares de natureza geológica.
Localização: Zona Rural, Linha Paraná.
Distância: 25 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 11 km por estrada com cascalho.
Equipamentos e Serviços: Na Cachoeira Perehouski: trilhas, camping, pousada, refeições e conveniências (acesse: recantoperehouski.blogspot.com).Na RPPN Ninho do Corvo: hospedagem para pequenos grupos, camping, trilhas, rapelesa (rapel com tirolesa), corvolesa (tirolesa no Cânion), tirolesa (150m), o empreendimento oferece diversos outros produtos mediante agendamento (acesse: www.ninhodocorvo.com.br).
Visitação: O Cânion pode ser visitado através de dois empreendimentos turísticos, sendo um acesso pelo Recando Perehouski e o outro através da RPPN Ninho do Corpo (mediante agendamento).

  • CACHOEIRA PEREHOUSKI

Localizado no vale do Rio Barra Bonita, em propriedade particular, é um dos atrativos naturais com características peculiares de natureza geológica. O local é propício para banho e para caminhadas, contendo várias piscinas naturais e quedas d’água de pequeno porte. A propriedade serve almoço típico mediante agendamento.

Localização: Zona Rural, Linha Paraná.

Distância: 25 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 11 km por estrada com cascalho.

Equipamentos e Serviços: trilhas, camping, pousada, refeições e conveniências.

Visitação: Permitida mediante pagamento de taxa.

Contato(42) 98828-6393

  • RPPN NINHO DO CORVO

 A Reserva Particular do Patrimônio Natural Ninho do Corvo possui uma área de 10,55 hectares de preservação permanente. Existem 8 quedas d’água dentro da área sendo que algumas estão abertas a visitação pública e outras somente com visitas agendadas e guiadas.

Como atrações, além das atividades verticais, o local conta com mais de 2.000 metros de trilhas auto-guiadas que levam o visitante a diversos pontos de grande interesse como cachoeiras, mirantes, rios, alem do belo cânion do rio Barra Bonita e seu poço na parte superior onde é possível banhar-se. O local também oferece atividades de aventura como tirolesa, rapelesa e corvolesa.
Localização: Zona Rural, Linha Paraná.
Equipamentos e Serviços: trilhas, atividades de aventura, pousada, refeições.
Contato: (42) 99113-5433

Site: http://www.ninhodocorvo.com/

***Prudentópolis é conhecida como a “Terra das Cachoeiras Gigantes”, existem muitas outras cachoeiras no município, localizadas em propriedades particulares e em locais de difícil acesso. Para conhecê-las entre em contato com um guia credenciado. 

Atualizado em: 27/02/2019