Atrativos Históricos

MUSEU DO MILÊNIO

Criado com o intuito de resgatar e preservar a memória e história do imigrante ucraniano foi inaugurado em 1989, com a exposição temporária “Os ucranianos em Prudentópolis”, mostrando a arte sacra, artesanato, folclore, educação e instituições. O seu acervo é composto por objetos de uso tradicionais, artesanato típico, documentos, fotografias e livros relacionados ao povo ucraniano. No Museu também é possível obter maiores informações e acesso às algumas Igrejas do centro da cidade.
Endereço: Rua Cândido de Abreu, s/n.Telefone: (42) 3446-3327 (42) 99825-2518Horário de atendimento
Segunda, terça, quinta e sexta-feira e sábado: das 09h às 11h30min, das 14h às17h
Domingo: das 09h às 11h30min
Quarta-feira: fechado para manutenção

  • MUSEU DO HISTÓRICO DAS IRMÃS SERVAS DE MARIA IMACULADA

Localizado onde já foi casa das irmãs e onde agora funciona um colégio, o museu tem dois andares, com alguns espaços organizados conforme a época da chegada das irmãs ucranianas em Prudentópolis. Riquíssimo em termos de material, tem um acervo muito lindo! Difícil descrever. Com uma entrada de apenas R$3,00, vale muito passar la! 
Endereço: Rua Rui Barbosa,1426, centro 
Telefone: (42) 99823-9123 (42) 99936-8937

Visitação: Segunda a sexta-feira: das 08h30min às 11h30min, das 13h às 17h
Sábado: das 08h às 12h
Domingos e feriados: somente com agendamento prévio

  • PRAÇA UCRÂNIA

Complexo histórico-cultural construído pela comunidade ucraniana entre os anos de 1986 a 1989. O monumento tem uma área construída de 460 m2. O lançamento da pedra fundamental deu-se em 12 de agosto de 1986, início das comemorações do milênio do cristianismo na Ucrânia, 90º aniversário da imigração ucraniana em Prudentópolis e 175º aniversário de nascimento do poeta Taras Chewtchénko, filho da Ucrânia, homenageado na praça com uma estátua de bronze de 3 metros de altura, esculpida na Alemanha.
Endereço: Rua Cândido de Abreu s/n, esquina com a Rua São Josafat.Visitação: Aberto a visitação pública permanente.

  • COLÉGIO E SEMINÁRIO SÃO JOSÉ

Imponente arquitetura em estilo eclético. Fundado em 1935 pelos Padres Basilianos, funciona como estabelecimento de ensino particular de regime interno pertencente a uma instituição religiosa do Rito Católico Oriental Ucraniano. O Colégio possui uma área total de 11.258 m², sendo 5.239 m² de área construída.
Endereço: Rua Cândido de Abreu, 1636, Centro
Telefone: (42) 3446-2212Visitação: Somente mediante autorização da diretoria do Seminário.



 TIPOGRAFIA PRUDENTÓPOLIS

Prédio em estilo moderno, construído em 1952 e ampliado em 1980. Abriga parte dos equipamentos utilizados no sistema de tipografia (“letra por letra”) com tipos importados da Europa que serviram para produzir, a partir de 1912, o jornal “Prácia” (“O trabalho”), primeiro em língua ucraniana, com o objetivo de elevar o nível cultural e informar sobre os acontecimentos internacionais, dos brasileiros e ucranianos. Considerado atualmente o jornal mais antigo do país ainda em circulação.Endereço: Rua Cândido de Abreu, 1579, Centro.Telefone: (42) 3446-1396Visitação: Somente mediante agendamento.

VENERAÇÃO POPULAR À MADRE ANATÓLIA 

A Irmã Anatólia Bodnar, nasceu na Ucrânia em 29 de março de 1884, veio para o Brasil e radicou-se em Prudentópolis, onde faleceu em 16 de fevereiro de 1956, aos 71 anos. Serva da Imaculada Virgem Maria, viveu uma vida santificada no bem, na fé e no amor ao próximo, sofreu em santidade e próxima da sua morte, com a gangrena a subir-lhe pelo corpo, jamais duvidou de seu Deus. Santificada pelo povo em vida e após sua morte, seu túmulo que está localizado no Cemitério da Paróquia São Josafat de repente começou a ser local de preces e pedidos. Hoje é possível encontrar junto aos túmulos várias placas de agradecimentos pelas Graças Alcançadas.

MARCO DA PRIMEIRA IGREJA UCRANIANA E PRAÇA DO IMIGRANTE
1887-1987 – Nesta Praça, foi erigido um cruzeiro por ocasião do centenário da imigração ucraniana a Prudentópolis, local da primeira Igreja Ucraíno Católica de São Basílio de Prudentópolis.
Endereço: Rua Rui Barbosa, s/n, Rodoviária Municipal. 

PORTAL DA CIDADE
Localizado em uma das entradas do município (BR 373), possui uma composição que busca representar elementos presentes na cidade como o pinhão, símbolo do Paraná e a cúpula abobadada, característica das igrejas em estilo bizantino do Rito Católico Oriental Ucraniano, comuns na cidade.
Endereço: Entrada principal da cidade. Rua São Josafat, s/n.
Visitação: Aberto a visitação pública permanente.

CEMITÉRIO PARÓQUIA SÃO JOSAFAT 
Nos primeiros anos da imigração, os ucranianos eram sepultados no Cemitério Municipal. Segundo relatos de pessoas mais idosas, durante a gestão do diretor da Colônia Prudentópolis Dr. Cândido de Abreu, a pedido dos imigrantes e do Pe. Silvestre Kyzema, OSBM foi lhes doado um terreno para o Cemitério Paroquial. O terreno foi desmatado e cercado por uma vala. Houve então a benção do terreno na presença de grande número de fiéis. Os imigrantes na ocasião, ainda moravam em barracas e aguardavam a delimitação dos seus terrenos nas diferentes linhas. Com o passar dos anos foi cercado com muro e um portal. Adquirido mais terreno e construído uma moderna capela mortuária.
Endereço: Rua Cândido de Abreu, 1636
Fone: (42) 3446-1140 

CASAS DE MADEIRA
Elementos componentes, sobretudo, da paisagem rural do município, as casas em madeira são construções simples, de pequeno porte destacando-se pelo aspecto bucólico, o colorido variado e por representarem aquela que é considerada a arquitetura mais importante que se fez no Paraná, a arquitetura da madeira, decorrente das imigrações ucraniana, polonesa, italiana e alemã, representam também uma memória do Ciclo da Madeira.
Localização: Principalmente no interior do município, próximo às Linhas Municipais.
Visitação: Mediante autorização dos proprietários. Podem ser observadas durante o percurso para os atrativos naturais.

ARQUITETURA RELIGIOSA
Prudentópolis já recebeu o título popular de “Capital da Oração”. Isto se deve ao fato de 90% de sua população professar a religião católica e principalmente, por existir no município mais de 100 templos. Os católicos de Prudentópolis possuem dois ritos: o Latino e o Oriental Ucraniano, que possuem diferenças marcantes nos paramentos, nas orações litúrgicas, na comunhão e na arquitetura dos templos. Os templos latinos possuem torres esguias, em estilo gótico, enquanto os do Rito Católico Oriental Ucraniano destacam-se pelas cúpulas abobadadas, em estilo bizantino.
A religião, enquanto um fator cultural étnico influencia diretamente no modo de viver da população local e encontra-se refletido no seu dia-a-dia. Prudentópolis conta com duas paróquias, a de São Josafat, com aproximadamente 33 igrejas e a de São João Batista, com aproximadamente 45 igrejas.

IGREJA MATRIZ SÃO JOSAFAT
Em estilo Bizantino é considerada uma das mais belas do país. Construída entre os anos de 1925 a 1928, a Matriz de São Josafat foi esforço dos primeiros padres Basilianos vindos para o Brasil. Possui 38 metros de comprimento, 28 de largura e 30 de altura. A igreja possui 4 abóbadas representando cada uma os braços da cruz e uma central, bem maior, cobrindo a nave da igreja.
A arquitetura interior é dividida nas três clássicas divisões das igrejas cristãs. O vestíbulo ou átrio dos catecúmenos; o lugar onde nas antigas igrejas ficavam os não professores e pagãos; a nave ou corpo principal da igreja onde todos os cristãos se reúnem. O sacrário ou santuário, onde fica o altar mor, as relíquias e a cátedra do oficiante é dividido da nave pelo magnífico Ikonostás uma coleção de ícones sacros executados em Munique e entalhados em madeira.
A arte dos trabalhos de entalhe em madeira, o artesanato das toalhas bordadas nos altares, as relíquias trazidas da Ucrânia podem ser apreciados no interior da igreja. O púlpito é outra arte, todo em madeira representando um barco com sua rede de pesca, peixes em madeira, velas e cordas, uma referência ao apóstolo São Pedro.
Tombada em 1979 pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, como patrimônio artístico e cultural do Paraná, possui em seu campo, um campanário, com seis sinos, uma estátua de Cristo e uma gruta, com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.
Endereço: Rua São Josafat, s/n.
Telefone: (42) 3446-1140.
Fechada para restauração.

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 
Durante muitos anos, as novenas eram realizadas dentro da Igreja que ficava lotada de fiéis que chegavam de todas as comunidades do município. A liturgia e os cantos em louvor ao padroeiro eram animados pelos grupos das comunidades do interior que participavam com oração e cantos sempre com a exímia execução de peças sinfônicas usando os mais variados instrumentos musicais. O acordeom tornou-se um dos instrumentos tradicionais na região e, nas celebrações religiosas, não foi diferente. Devido às raízes europeias do povo, o som da sanfona, instrumento musical muito popular naquela região, foi facilmente incorporado em Prudentópolis, já com a adesão de novos ritmos e arranjos brasileiros. Tudo isso, deu uma identidade à cidade que é conhecida até fora do Brasil por sua música e apresentações correográficas.
As barraquinhas com vendas dos produtos típicos eram instaladas no pavilhão e ao redor da Igreja. No início, estas eram construídas de madeira, de forma improvisada. Com o passar do tempo, foi adotada a estrutura de metal para a montagem das mesmas com cobertura de lona ou tecido de seda. Esta mudança tinha o propósito de oferecer maior conforto e segurança tanto para os vendedores quanto para os visitantes.
Endereço: Rua Cândido de Abreu, 1312, centro.
Telefone: (42) 3446-1450 

IGREJA SÃO JOÃO BATISTA
Em 1900, foi fundada a primeira capela do Rito Ocidental Romano ou Rito Latino, dedicada a São João Batista pelo padre Antonio Ryman, vindo da Polônia. Juntamente com ele vieram também algumas famílias de imigrantes poloneses que se estabeleceram na colônia em busca de terras para a prática da agricultura e pelo clima da região que era parecido com o clima europeu. Traziam consigo toda a fé e sua religiosidade cristã, misturando-se aos demais brasileiros e imigrantes ucranianos e alemães. Padre Antonio Ryman foi o primeiro vigário da Igreja de São João Batista. 
Endereço: Av. São João, s/n, Praça Firmo Mendes de Queiroz.
Telefone: (42) 3446-1450

Atualizado em: 27/02/2019